Hambúrguer de espinafre e carne com legumes assados e quinoa tricolor

Hambúrguer de espinafre e carne com legumes assados e quinoa tricolor

Ingredientes

Para os Hambúrgueres:
4 Hambúrgueres de espinafres e carne IZIDORO

Para a salada de quinoa:
300 Gr de quinoa*
700 Ml de água**
1 Cebola roxa
1 a 2 dentes de alho
1 Pimento Vermelho
1 beringela pequena
1 Courgette pequena
1 Mão cheia de cogumelos
50 Gr de noz (picada)***
50 Gr de rúcula selvagem
Azeite q.b. (para saltear)
2 a 3 colheres de sopa de molho pesto
Sal e pimenta preta (para temperar)

 

Modo de Preparação (30 minutos)

1. Cozer a quinoa:
Lave bem a quinoa, passando-a por água corrente. Coloque a quinoa num tacho ou caçarola, acrescente a água e tempere com sal. Coloque-a em lume médio e deixe levantar fervura.
Assim que a água começar a ferver, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar em lume brando até a quinoa absorver toda a água (aproximadamente 10 min).

De seguida, enquanto a quinoa coze, preparam-se os legumes salteados:
2. Descasque e pique o alho.
3. Descasque as cebolas, corte-as ao meio e depois em meias luas finas;
4. Lave bem os restantes legumes e corte:
a. os cogumelos em quartos;
b. a beringela, elimine as pontas, corte em quartos longitudinalmente e, de seguida, corte em fatias com a espessura de um dedo (aproximadamente);
c. a courgette, elimine as pontas, corte ao meio longitudinalmente e depois em meias luas com a espessura de um dedo (aproximadamente);
d. os pimentos, cortar ao meio, remover as sementes e os filamentos brancos e cortar em tiras.

5. Coloque um fio de azeite na frigideira e deixe aquecer. Quando o azeite estiver bem quente, acrescente a cebola, o pimento e o alho e salteie, mantendo o lume sempre alto, até que que fiquem moles e com um tom dourado. Nesse momento, acrescente os restantes legumes e continue a saltear até ficarem dourados (cerca de 5 min, em lume alto). Reduza o lume, tempere com sal e pimenta preta (de preferência moída ao momento), envolva e deixe acabar de cozinhar em lume brando, com a frigideira tapada, até que os legumes fiquem tenros.
6. Envolva tudo numa taça com o molho pesto, a rúcula e as nozes picadas.
7. Com a salada pronta, cozinham-se os hambúrgueres**** : cozinham-se os
hambúrgueres***** : use uma frigideira antiaderente e quando estiver bem quente, coloque os hambúrgueres durante 5 minutos de cada lado, até ficarem grelhados.

*Nota do Chef: Existem vários tipos de quinoa, mas são todos cozinhados da mesma forma. Para a quinoa não ter um travo amargo, deve-se a lavar muito bem antes da cozedura. A quinoa cozinha-se de forma muito semelhante ao arroz.
**Nota do Chef: A água pode ser substituída por um caldo de legumes ou de galinha para dar ainda mais sabor à sua receita.
***Nota do Chef: Para melhorar a sua receita, pode picar as nozes e tostá-las levemente, no forno ou numa frigideira, para que libertem o óleo e se tornem mais aromáticas e estaladiças.
****Nota do Chef: Os Hambúrgueres de Carne e Espinafres da IZIDORO já vêm temperados, não é necessário acrescentar sal! (Ver embalagem) Para grelhar os 4 hambúrgueres ao mesmo tempo é necessária uma frigideira larga por forma a que haja espaço entre cada hambúrguer, caso contrário, é preferível cozinhar alternadamente, para que fiquem com uma crosta estaladiça e suculentos por dentro.
*****Nota do Chef: Os Hambúrgueres de Carne e Cenoura da IZIDORO já vêm temperados, não é necessário acrescentar sal! (Ver embalagem) Para grelhar os 4 hambúrgueres ao mesmo tempo é necessária uma frigideira larga por forma a que haja espaço entre cada hamburguer, caso contrário, é preferível cozinhar alternadamente, para que fiquem com uma crosta estaladiça e suculentos por dentros.

 

Receita desenvolvida em parceria com a Escola Gustave Eiffel

(Imagem meramente ilustrativa, não representativa da receita apresentada.)

RECEITAS RELACIONADAS