Os cortes do porco

Vais ao talho e não sabes o que pedir?
Nós ajudamos!

  1. Chispe

    1 - Chispe

    São os membros inferiores do porco. Pode ser cozido ou guisado e é muito usado em pratos tradicionais como a feijoada, o cozido à portuguesa, a chispalhada ou os pezinhos de coentrada.

    Chispe para assar Chispe para guisar Chispe para fritar Chispe para cozer
  2. Perna

    2 - Perna

    Diz respeito ao membro posterior e por ser tão versátil pode apresentar-se inteira ou em vários cortes: medalhões, bifes ou bifanas, ou até mesmo inteira. Ideal para assar, cozer ou guisar.

    Perna para assar Perna para cozer Perna para guisar
  3. Entremeada

    3 - Entremeada

    Este corte apresenta além da tira de carne magra, um pouco de gordura e pele (courato). Independente da forma de a confeccionar (grelhada, frita, guisada, cozida), recomenda-se que seja bem passada. Pode conter osso (entrecosto) ou não.

    Barriga para assar Barriga para fritar Barriga para guisar Barriga para cozer
  4. Entrecosto

    4 - Entrecosto

    Retira-se da entremeada, separando o courato e a gordura. A carne existente entre os ossos apresenta um sabor muito delicioso, podendo ser confeccionada de múltiplas formas, sendo bastante popular o piano.

    Entrecosto para assar Entrecosto para guisar Entrecosto para cozer Entrecosto para assar
  5. 5 - Pá

    Retirada da parte dianteira do porco, a pá resulta lindamente assada. Pode ainda ser cortada em bifes ou em rojões, que ficam deliciosos fritos ou numa saborosa jardineira.

    Pá para assar Pá para guisar Pá para fritar Pá para cozer
  6. Faceira

    6 - Faceira

    Corresponde à carne presente na queixada do porco e é um corte que é aproveitado em inúmeras culturas. Por cá, come-se guisado, cozido ou assado. É desta zona que são provenientes as famosas bochechas.

    Cabaço para guisar Cabaço para cozer Cabaço para assar
  7. Cachaço

    7 - Cachaço

    Esta peça corresponde às hemi-vértebras cervicais e podem ser confeccionadas de todas as formas, pois são peças de grande qualidade devido à presença equilibrada entre gordura e músculo. São as costeletas mais saborosas.

    Entrecosto para assar Costeletas de fundo para assar Costeletas de fundo para guisar Costeletas de fundo para fritar Costeletas de fundo para cozer
  8. Lombo

    8 - Lombo

    Esta peça corresponde às hemi-vértebras dorsais. Este é um dos cortes mais populares do porco. Uma carne magra, mas muito suculenta, ideal para grelhar, assar, grelhar ou fritar. Quando retiramos o osso, ficamos com o lombo, bastante usado para assados no forno. Pode ser preparado inteiro ou em bifes. Já o lombinho, músculo que preenche a goteira interna lombar, e que é sem dúvida a peça de maior ternura no porco, prepara-se frito ou grelhado e é óptimo para espetadas.

    Costeletas de fundo para assar Vão para assar Vão para fritar