Izidoro e Manicómio unem-se na campanha ‘Izidoro O Mentalista’ para sensibilizar sobre a saúde mental

Izidoro e Manicómio unem-se na campanha ‘Izidoro O Mentalista’ para sensibilizar sobre a saúde mental

  • A campanha ‘Izidoro O Mentalista’ tem como mote “Sem tabus na saúde mental” procurando através de uma abordagem leve e acessível a todos, desmistificar o tema. A iniciativa surge em outubro, mês dedicado à saúde mental
  • A campanha estará presente através de uma edição especial de salsichas em oito frascos exclusivos, disponíveis em supermercados durante o período da campanha
  • Além disso, será ativada em múltiplos canais, incluindo uma landing page dedicada, anúncios nas redes sociais, mupis e autocarros em Lisboa e Porto, bem como a promoção por influenciadores e merchandising
  • Desenvolvida pela agência criativa do Manicómio (The Agência), a campanha inclui frases impactantes como “Fazer terapia é um orgulho”, “A doença mental não te define como pessoa” ou “Chorar faz bem”

A Izidoro, uma das marcas alimentares mais reconhecidas em Portugal, lança uma campanha inovadora em parceria com o Manicómio, espaço de criação artística que cruza arte, saúde mental e direitos humanos. Intitulada ‘Izidoro O Mentalista’, esta campanha pretende desmistificar os tabus associados à saúde e doença mental, abordando o tema de forma acessível e inclusiva. A campanha estará disponível a partir de 2 de outubro, mês dedicado à sensibilização para a saúde mental.

Estima-se que 1 em cada 4 portugueses enfrente ou venha a enfrentar uma doença mental ao longo da vida, segundo o Estudo Epidemiológico Nacional de Saúde Mental da Faculdade de Ciência Médicas da Universidade de Nova de Lisboa, de 2013. No entanto, este tema continua a ser um tabu na sociedade.

A campanha foi desenvolvida pela The Agência, a agência criativa do Manicómio, especializada em design e comunicação disruptiva. A campanha utiliza frases impactantes como: “Fazer terapia é um orgulho”, “A doença mental não te define como pessoa”, “O burnout é um sinal para mudares de vida” ou “Sentir medo é normal”. Através destas mensagens, ‘Izidoro O Mentalista’ promove uma visão positiva e descomplicada do tema, incentivando o diálogo e desafiando preconceitos.

A campanha ‘Izidoro O Mentalista’ estará presente em vários canais, com destaque para a edição limitada de salsichas em oito frascos exclusivos, disponíveis em supermercados por todo o país. No digital, inclui uma landing page com informações sobre saúde mental e recursos práticos, como conselhos para apoiar quem enfrenta dificuldades psicológicas. A campanha será ainda promovida por influenciadores e embaixadores, e estará visível em mupis e nas laterais e traseiras de autocarros em Lisboa e Porto, sendo complementada por produtos de merchandising no site do Manicómio.

“Esta campanha insere-se nos pilares de responsabilidade social e bem-estar que a marca tem vindo a promover de forma consistente ao longo dos últimos anos. Mais do que isso, reflete a identidade e personalidade da Izidoro – uma marca empática, que desafia o status quo e que, com os seus produtos, seja carne, fiambre ou salsichas, entra diariamente na casa dos portugueses, partilhando os seus desafios. Foi neste contexto que a marca, reconhecendo a saúde mental como uma prioridade, criou, em parceria com a associação Manicómio, a campanha ‘Izidoro O Mentalista’, para inspirar as pessoas a falarem abertamente sobre saúde e doença mental”, afirma Marco Andrade, diretor de marketing da Izidoro/Grupo Montalva.

“Estou em crer que, pela primeira vez, uma marca portuguesa da indústria alimentar aposta numa iniciativa deste género. Esta parceria entre a Izidoro e o Manicómio foi uma surpresa para nós, por vermos uma marca a querer arriscar numa nova abordagem e formatos para falar sobre saúde mental. Permite-nos comunicar de forma acessível e disruptiva, reduzindo o estigma que ainda persiste. Ao integrarmos mensagens positivas e baseadas em dados científicos nos frascos dos produtos, garantimos que estas chegam a cada vez mais pessoas, especialmente durante o mês da saúde mental”, conclui Catarina Gomes, diretora do Manicómio. 

“Já tínhamos identificado este tema. Por sermos uma marca próxima, recebemos muitos desabafos e pedidos de ajuda dos consumidores, tanto online como por telefone. Ao lançar esta campanha, fomos ao encontro do Manicómio para compreender melhor os desafios da saúde mental. Dessa colaboração, surgiu uma campanha com frases simples e impactantes, que ajudam a desmistificar este tema tão importante. Sendo uma marca democrática, consumida por todos, os frascos funcionam como um elemento de guerrilha, que chega a casa e à mente dos portugueses sem tabus e julgamentos”, explica Inês Silva, brand manager da Izidoro.

Além da comunicação, a Izidoro vai realizar um donativo ao projeto Consultas sem Paredes, uma iniciativa do Manicómio que oferece consultas de saúde mental em espaços públicos, promovendo a inclusão social e o acesso facilitado ao tratamento.

A coleção ‘Izidoro O Mentalista’ está disponível nos frascos de 5 salsichas de aves ou 5 salsichas bockwurst, e é composta por 8 frases colecionáveis, que podem ser encontradas em qualquer ponto de venda. Os rótulos com design espelhado, funcionam como uma alegoria ao ato de ser ver a si mesmo, incentivando cada pessoa a reconhecer a importância do autocuidado.

A campanha arranca oficialmente no dia 1 de outubro e estará visível na landing page, mupis, autocarros, redes sociais e ponto de venda, com duração prevista de 1 mês.

 

Sobre O Manicómio:

O Manicómio nasceu da experiência de mais de vinte anos em hospitais psiquiátricos e no mundo da arte, e conta com vários projetos que cruzam a arte, a criatividade, a transformação social e a saúde mental. No seu centro estão artistas e criativos com experiência de doença mental. Entre outros projetos, o Manicómio tem um estúdio artístico e galeria, uma agência criativa, o projeto Nós os Loucos e as Consultas sem Paredes, onde promovem o acesso a serviços de saúde mental mais baratos e espaços inspiradores, como museus, parques e bibliotecas. Sabe mais sobre o Manicómio.